Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Resenha: Introdução à Economia Solidária

Paul Singer / São Paulo / Fundação Perseu Abramo / 2002

Em uma sociedade mergulhada no modo capitalista de produção, a economia solidária se apresenta como uma alternativa viável tanto social como economicamente.
O que se propõe é a troca de valores voltados ao individualismo e à competição por princípios pautados pela igualdade, solidariedade, democracia e, sobretudo pela cooperação.
Em Introdução à Economia Solidária, o autor que atualmente coordena a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, mostra por meio de exemplos concretos que existe uma perspectiva de organização social e econômica mais justa e igualitária em relação ao capitalismo vigente, e que esta pode superá-lo proporcionando às pessoas uma vida melhor, onde se valoriza o ser humano em detrimento do capital.
Por meio da troca de saberes, experiências, produtos e serviços, os trabalhadores organizados estão conseguindo agregar valor ao trabalho e, especialmente, qualidade de vida para suas famílias e comunidades locais.
Assim, Introdução à Economia Solidária é uma leitura obrigatória para quem quer adentrar nos valores e nos princípios que pautam essa nova forma de economia, assim como para aqueles que buscam entender sua importância e evolução.

Essa resenha foi retirada da revista de Economia Solidária, Ano 1, n° 0, dezembro de 2005.
Por: Henrique Silveira

2 comentários:

Alda Mata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VANESSA CORTES disse...

Boa dica de leitura companheiro...
Gostaria muito de ler esta revista ou este livro, pois parece ser de extrema utilidade esta faceta dos movimentos sociais.