Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Identidades Cruzadas



“A Rua é o cordão umbilical que liga o indivíduo a sociedade” Victor Hugo



Prepare-se! Um grande cortejo cultural vai invadir a Avenida Rio Branco no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 15 h.

No dia 12 de dezembro a Avenida Rio Branco vai ser invadida por grupos e associações culturais que vão levar ao público carioca o teatro, o circo, orquestra, hip-hop, capoeira, maculelê, arraiá junino, teatro de bonecos e performances. É o projeto Identidades Cruzadas que consiste num evento de intervenção urbana, simultâneo e itinerante, em homenagem a diversidade cultural brasileira e ao diálogo intercultural França-Brasil. E uma realização da CIDADANIARTE em parceria com a associação Communiquer ou Dialoguer?Une invitation au voyage... da França. O projeto foi idealizado com o objetivo de demonstrar o que da cultura francesa restou no imaginário coletivo brasileiro e como o processo de intercâmbio cultural integra os indivíduos naquilo que é inerente aos seres humanos, a assimilação de idéias, o comportamento social e a criatividade, no momento em que se comemora o Ano da França no Brasil. O evento conta com o patrocínio da OI e apoio do Governo Estado do Rio de Janeiro.


O evento é divido em dois momentos, sendo que o primeiro consiste em atividades artísticas que acontecerão simultaneamente em quatro pontos – “estações” – espalhadas ao longo da Avenida Rio Branco, a partir das 15h. Estas atividades serão compostas, na realidade, por manifestações de grupos que representam a diversidade cultural brasileira, que posteriormente, juntamente com o publico, integrarão o segundo momento, o cortejo final.
O segundo momento é um grande cortejo teatral, que parte às 16h30 da Candelaria em direção à Cinelandia. A criação da dramaturgia do cortejo — centrada em elementos culturais de tradição francesa e brasileira com ênfase em fatos históricos, personagens locais, arquitetura das cidades, objetos, usos e costumes dos dois países — busca a criação de uma narrativa épica que resulte numa nova escritura urbana.
Alguns dos grupos: Tá na Rua, Cia De Mistérios, Orquestra Fina Batucada, Circo Social, Capoeira e Maculelê, Offsina, Circo Trapézio, Grupo Cigano, Quadrilha Junina, Cia dos Banquinhos, Associação de Bonecos.



Confira as Estações

Estação 1: Candelaria
X______________________________________________________________
Avenida Rio Branco
____________●_______________________●_________________●________
Estação 2 : Rua. Do Ouvidor Estação 3: Metro Carioca Estação 4 : Cinelândia

2 comentários:

identidades cruzadas disse...

valeu pela força na divulgação, mais tem como colocar o link do blog??

Roberto Zanato
identidadescruzadas.blogspot.com
identidadescruzadas@gmail.com

henrique disse...

tamu junto!