Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

1 ano do BoraCaxias - Vai ter parabéns?



O coletivo BoraCaxias é (ou pretende ser!) uma galera da Baixada Fluminense, principalmente de Duque de Caxias, que quer debater, fazer, cobrar, ajudar, festejar, incomodar, juntar, pensar, comemorar, discutir e refletir. Não queremos montar estruturas rígidas. Queremos criar situações que aglutinem reflexões sobre a forma com que nos relacionamos com a cidade, com o bairro, com cada lugar que freqüentamos e interagimos com outras pessoas, criando nossas relações sociais. Queremos participar das decisões que afetam nossas vidas. Queremos experimentar a democracia de uma forma mais intensa. Queremos discutir o que é importante para nossa existência.
Acreditamos que a arte é fundamental para essa tarefa. Com a arte temos a capacidade de falar de temas complexos com simplicidade, sintetizando várias idéias num produto cultural, que por sua vez poderá desencadear novas interpretações, apropriações e conexões. Estamos abertos ao diálogo, às parcerias, à troca de informações, às lutas populares e ao que mais vier. Só não pode faltar poesia! Ela é o alimento de nosso espírito, ocupando lugar central em nossa prática política.
O BoraCaxias é uma idéia que nasceu da vontade de fazer alguma coisa boa, da convicção de que juntos podemos mais, do repúdio a ordem imposta, da necessidade de alimentar um sentimento presente em todas as revoluções: a ESPERANÇA. Esperança no ser humano e no desenvolvimento de seus melhores sentimentos e qualidades: solidariedade, justiça, igualdade, liberdade, ética e etc.
Se você sente o que sentimos, então estamos juntos. Certamente nos encontraremos nos debates, nos fóruns populares, no CineFEBF, no programa de rádio ou nas esquinas da vida. Trocaremos idéias e nos perguntaremos: o que podemos fazer para deixar esse mundo um pouco melhor?

Por Henrique de Souza

9 comentários:

Thiago Coutinho disse...

Maior felicidade fazer parte deste coletivo que tenta ser sempre atuante. E o mais impotante, "VAI TER PARABÉNS?"

henrique disse...

hauhauhauh
É nóis!!

Jairo Vanucci disse...

Tô nessa mano... Vi seu texto aquele dia e me deixou curioso sobre o trabalho de vcs.
Já participei do CineFEBF. Vamos pensar em algo... tem gente fazendo programa de tv, acho q vcs ate ja exibiram o quem cala consente no trabalho...
é hora de integrarmos estes trabalhos já que são por causas parecidas, fazer uma coisa legal pro povo através das artes...
Abraço

Ah! visita meu blog, veja minhas poesias

http://www.vanuciwatson.blogspot.com/

abraço

Jairo

henrique disse...

Valeu mano!!
A idéia é criar essas conexões mesmo...
Tem muita gente fazendo coisas boas por ai e precisamos nos conhecer, nos comunicar e transformar...
Sem discurso panfletário, mas com um horizonte a ser buscado...
Ano que vem faremos um programa de rádio: "BoraCaxias - Sintonia libertária"
Será aberto a tod@s que quizerem participar...

A próxima sessão do CineFEBF será em março com o tema da mulher. Já falei com a Nicinha para fazermos juntos e bolarmos uma sessão maneiríssima...

tamu Junto!

fabio disse...

" A casa que nós edificamos, é a mesmma que nos edifica" disse David Harvey. esse é o sentido de que se nós quisermos tentar modificar o mundo, é preciso começar a modificar nós mesmo no sentido de que essa costruçao só acontece no ambito do lugar. Para contruir um mundo de possibilidades em que a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária seja homogenea, é sempre necessário que se tenha dentro de cada individuo uma utopia, porque uma sociedade que vive sem utopia, fica difícil de a mesma se torna uma realidade. Grande abraço a todos do Bora Caxia e parabens pelo seu ano de vida.

Nyh! Marinho. disse...

Parabéns Henrique e cia. pela iniciativa....é assim q se constrói a liberdade!!!
Arte é oq liberta!!
Viva o Bora Caxias!!!
Parabéns..faço das palavras do Jairo as minhas!!
Grande abraço!!

olhos atentos disse...

Minha maior satisfação e ver q existem pessoas assim como vc e porq não dizer como nos,que ainda buscam algo melhor p/ a nossa cidade.Vlw Henrique pela iniciativa e por q não dar os PARABÉNS !!!

Marcos disse...

Camarada Henrique e demais participantes do Bora Caxias...

Esperando conseguir estar com vocês nas atividades deste ano, desejo a todos um Feliz 2010!

Bola pra frente, que a luta é grande, neste município que tem o 9º PIB do país e ainda alaga e desabriga milhares a qualquer chuva mais forte...

Bora Caxias disse...

Valeu a força de GERAL!!!!!
2010 promete...