Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relato do Forum de Juventude

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que se você recebeu esse e-mail é por que você faz parte dos aproximados 18% da população de jovens de Duque de Caxias ou então é um jovem atuante, que não aceita ficar quieto diante das injustiças desse mundo.

Talvez você não saiba, mas nos últimos dias ocorreu em nossa cidade um evento intitulado com “FÓRUM MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE DUQUE DE CAXIAS”, fórum esse pouco ou nada publicizado, digo isso, pois em nenhum momento vi um folheto, faixa, divulgação em rádio, carro de som, jornal, e-mail, comunidade de Orkut, MSN ou outro meio de comunicação, as forças políticas do município também não foram convocadas, apenas as que fazem parte do grupo do atual governo (DEM, PV e PSDB), governo esse que convocou tal fórum, o que é inadmissível.

Desculpe-me a expressão chula que irei usar para definir esse evento, para mim esse fórum foi feito “nas coxas” debaixo dos panos?? e no apagar das luzes.

Mas nem tudo está perdido, em pleno domingo de sol, onde muitos gostariam de está na praia ou dormindo um pouco mais, mas ao invés disse um grupo de jovens se reuniram no Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense em Caxias num encontro de juventude, estavam presentes nesse encontro entidades como a Pastoral da Juventude, JSB, PVNC, Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, PROFEC, Projeto Luar de Dança, Irmãs Catequistas Franciscanas, entre outras entidades, confesso que mesmo já tendo participado de outros encontros de juventude em outros lugares, fiquei impressionado ao ver aquele grupo expressando suas opiniões, com a vontade de fazer algo realmente sério, da forma que deve ser.

É muito estranho esse interesse do poder público na formação desse conselho de juventude, pois é para isso que serve o fórum, para constituir o conselho municipal de juventude, conselho esse que pensará no PPJ (Políticas Públicas para Juventude), será que esse interesse não é porque nos próximos anos o governo municipal receberá muitas verbas de programas destinados para juventude e que precisará do aval de um conselho? E o que podemos esperar de um conselho convocado pelo poder público? Será que esse conselho irá lutar pela nossa juventude, nossos interesses ou irá ser mais um braço do governo?

Não podemos aceitar isso.

É por isso que conto com você nessa luta, talvez você faça parte de alguma entidade, seja uma liderança na sua comunidade ou então seja apenas um jovem que anseia por justiça, por igualdade e por um futuro melhor.

Dia 28/11 às 17h está marcado um novo encontro na sede do Sindicato dos Bancários de Caxias, gostaria da sua presença lá.



“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.(Ernesto Guevara de la Serna)

Por Douglas Moreira - JSB CAXIAS

4 comentários:

Unknown disse...

Fico feliz por ter meu texto publicado aqui no Blog do Bora Caxias, chegou a hora de mostrarmos a força que temos.

henrique disse...

Tamu junto!

Rafael Fadeso disse...

Considero equivocada esta posição,...ate porque COMPANHEIROS DOS MOVIMENTOS POPULARES ( a saber da JUVENTUDE DO PT e da UEDC) também estão participando desta discurssão!! É necessário nos unirmos para construir! Não nos esqueçamos que temos a oportunidade de discutirmos PPJ em D.Caxias, não percamos esta oportunidade

Rafael Fadeso- 2d° Secretário da JPT Caxias

henrique disse...

Rafael,
você está certo.

"É necessário nos unirmos para construir! Não nos esqueçamos que temos a oportunidade de discutirmos PPJ em D.Caxias, não percamos esta oportunidade"

Dia 28/11 estarei no Forum e espero encontrá-los lá para trocarmos idéias e construirmos lutas comuns...