Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

Duque de Caxias FC

A Série B do Campeonato Brasileiro 2009 chegou ao seu final, tendo o Vasco como campeão, e acompanhando este, estará ano que vem na elite do futebol brasileiro Ceará, Guarani e Atlético-GO. Mas este texto foi feito para homenagear o Duque de Caxias FC que terminou o campeonato em 8° lugar, após vencer a Ponte Preta (27/11), por 4x1. O Caxias poderia ter ficado em 7°, mas perdeu no critério de desempate (Saldo de Gols) para o São Caetano.
O Caxias terminou o campeonato com os seguintes números: 8° lugar com 54 pontos, 15 vitórias, 9 empates, 14 derrotas, 55 gols prós, 55 gols contra, saldo 0 e 47% de aproveitamento. Uma pena que no último jogo já citado acima e que ocorreu em Volta Redonda teve o púplico pagante de 5 pessoas. O que nos faz pensar os motivos dos jogos não serem disputados em Caxias. Este ano alguns jogos foram disputados no estádio do Tigres em Xerém e teve uma média de público melhor do que a obtida em Volta Redonda. Queremos o Time perto de nós.
Um pouco da história do clube: o Duque de Caxias foi fundado em 08 de março de 2005. No ano seguinte conseguiu a vaga para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Carioca, depois de ser campeão invicto da seletiva que dava vagas na competição. No mesmo ano, disputou a Segunda Divisão, onde chegou à fase final. Entretanto, não conseguiu o acesso à Primeira Divisão, pois ficou em 6º lugar. No ano de 2007, a equipe disputou a Copa Rio no primeiro semestre. Fez uma excelente campanha, terminando na 6ª posição, que mais tarde lhe daria a vaga para o Campeonato Brasileiro Série C de 2008. No segundo semestre de 2007, o Duque de Caxias disputou a Segunda Divisão Carioca. A equipe terminou a competição em 5º lugar. Como nesse ano as cinco melhores equipes subiam para a primeira divisão, pois a FFERJ desejava que o Campeonato Carioca fosse aumentado para dezesseis times, a equipe garantiu o acesso inédito à elite do futebol carioca. Em 2008, o Duque de Caxias estreou no Campeonato Carioca de Primeira Divisão. A equipe caxiense terminou em 12º lugar, assegurando a última vaga para a Copa Rio de 2009. No segundo semestre, a equipe disputou a Copa Rio com um time muito desfalcado, e terminou em 6º lugar. Com a desistência da Associação Desportiva Cabofriense, que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro por ter sido vice-campeã da Copa Rio de 2007, e, ainda com com a recusa também de Bangu Atlético Clube, Nova Iguaçu Futebol Clube e Olaria Atlético Clube (3º, 4º, e 5º lugares respectivamente), o Duque de Caxias ganha a vaga para o Série C do Campeonato Brasileiro de 2008. O time ficou em 4º lugar na classificação geral na competição, garantindo assim a inédita vaga para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2009. Em 2009, no primeiro semestre, o Duque de Caxias disputou o Campeonato Carioca a campanha foi irregular, e o clube terminou o campeonato na 13ª colocação.
Parabéns ao Caxias um time novo que vem demonstrando um bom futebol e competitividade. Duque de Caxias serve de exemplo aos times pequenos do Rio de Janeiro, mostrando que eles também podem disputar campeonatos importantes.

Nenhum comentário: