Páginas

domingo, 4 de outubro de 2009

Breve biografia do Solano Trindade




O ator, poeta e pintor Solano Trindade nasceu em Recife, em 1908. Era filho do sapateiro Manuel Abílio e da quituteira Merença (Emerenciana). Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e, nos anos 30, começa a escrever seus primeiros poemas. Em 1934, participa do I e II Congressos Afro-Brasileiros, em Recife e Salvador. Em 1936, funda a Frente Negra Pernambucana e o Centro de Cultura Afro-Brasileiro. Em 1940 transfere-se para Belo Horizonte/MG, Pelotas (RS) (onde organiza um grupo de cultura popular), mas, em 1941, após breve passagem por Recife, dirige-se à capital federal: o Rio de Janeiro.
No Rio, o seu ponto de encontro com poetas, intelectuais, jornalistas e artistas é o Café Vermelhinho. Ingressa no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Muda-se para Duque de Caxias e atua até 1955 nos movimentos culturais da cidade. Participou da Escola de Samba Cartolinhas de Caxias, que posteriormente une-se a outras e dão origem a Escola de Samba da Grande Rio. No início dos anos 50, Solano, Margarida Trindade (sua esposa) e o sociólogo Edson Carneiro fundam o Teatro Popular Brasileiro (TPB). A proposta do TPB tinha como foco a “cultura popular” e as suas manifestações artísticas.
Ao visitar a cidade de Embu, na região metropolitana de São Paulo, Solano se encantou com o clima da cidade e acabou adotando-a como sua residência. Nela organizou festas, exposições e criou junto com Assis a feira de artesanato do Embu. Durante este período, em 1964, seu filho, Francisco, preso pela ditadura militar, morre na prisão (ele integrava o grupo dos 11 de Brizola).
Em 20 de fevereiro de 1974, na cidade do Rio de Janeiro, falece Solano Trindade, no Rio de Janeiro.
Entre os principais livros publicados por Solano estão Poemas de uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e Cantares do meu povo (1963).
Em Poemas de uma vida simples (1944) está o seu poema mais conhecido (Tem gente com fome) que foi gravado, em 1979, pelo grupo Secos e Molhados e interpretado pelo cantor Ney Matogrosso. O poema “Tem Gente com Fome” lhe custou uma prisão e a apreensão os exemplares do livro. Ao lado da poesia, o teatro e o estudo das manifestações da cultura negra e popular.
Neste sentido, a poética e o intenso labor artístico de Solano Trindade estão muito além do que se convencionou classificar, de forma pejorativa na maioria das vezes, de uma estética-poética “negra” ou “folclórica”. O seu método era sintetizado na frase: “Pesquisar na fonte de origem e devolver ao povo em forma de arte.”
Ou seja, o papel do artista é o de defrontar o povo com aquilo que ele mesmo produz para que ele (o povo) se veja como sujeito criador de cultura homens e mulheres do povo.e sentido para o mundo. Desta maneira, o artista cumpre o seu papel criativo de intérprete/desconstrutor da realidade e, ao mesmo tempo, se liga historicamente às aspirações e dilemas dos homens e mulheres do povo.

Nenhum comentário: