É com muita satisfação que o Projeto Livro de Rua completará 2 meses em Santa Lúcia, Duque de Caxias. Nesse período fizemos uma atividade de lançamento na praça do bairro e montamos um ponto de leitura em uma Lan House do local. Lá, qualquer pessoa poderá pegar os livros livremente e desfrutar de uma boa leitura. Em seguida, poderá entregar os livros no mesmo ponto ou passar para outra pessoa. Já foram mais de 150 livros libertos!
Outro ponto de destaque é a apropriação do Projeto Livro de Rua pela comunidade. Pessoas de diferentes idades pegam os livros, leem e devolvem após a leitura. Algumas delas até doaram livros que tinham em casa e estavam pegando poeira nas estantes. É muito gratificante quando vou à Lan House e começo a mexer nos livros e percebo que pegaram alguns exemplares ou que chegaram outros.
O Projeto teve uma boa recepção no bairro, mas realizaremos algumas atividades a fim de consolidá-lo e potencializá-lo. A primeira é a entrega de uma carta de apresentação do Projeto em todas as casas do bairro, pois todos devem conhecê-lo. Também apresentaremos o Projeto em colégios e igrejas do local. Por fim, faremos um grafite com o tema da leitura na esquina da Lan House, gerando um impacto visual e colocando mais vida e cores no cotidiano da comunidade.
Nosso objetivo, nesse bairro ou em outros onde implementarmos o Projeto Livro de Rua, é democratizar o acesso a leitura. Acreditamos que os livros podem ampliar horizontes, apresentar novas perspectivas e transformar mentalidades.
Maiores informações sobre o Projeto Livro de Rua no site http://www.livroderua.com.br/index.cfm

Por Henrique Silveira