Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

II Seminário de Meio Ambiente de Xerém

Aconteceu no dia 19 de setembro o II Seminário de Meio Ambiente de Xerém o evento foi realizado nas dependências do Colégio Estadual Barão de Mauá e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. O tema deste seminário foi a “Destinação do lixo em Duque de Caxias”, tema este escolhido pelo fórum SOS Xerém (organizador do evento).
Estiveram presentes neste debate: Osmar de Oliveira Dias Filho (coordenador de Resíduos Sólidos – Coleta e Destinação – da Secretária Estadual de Ambiente), Brizza Nascimento (representante da Nova Gerar, empresa que administra o Centro de tratamento de resíduos – CTR – de Nova Iguaçu), Nelson Reis e Sergio Ricardo (Presidente e Secretário do Instituto Mobilidade Ambiente Brasil, responsável pelo projeto do Ecopolo Energético e de Reciclagem para o tratamento de resíduos sólidos urbanos). Esta mesa teve por objetivo levar a discussão sobre como é feita e como será feita destinação do lixo em Duque de Caxias já que o aterro controlado do Jardim Gramacho, mais conhecido como “Lixão de Gramacho” (situado no bairro de Jardim Gramacho) que recebe desde 1976 o lixo dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti e Queimados, totalizando 10 mil toneladas de lixo diário, sendo aproximadamente 80% do município do Rio, está para ser desativado e a Prefeitura de Duque de Caxias tem planos de instalar um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) em Xerém (4° distrito de Duque de Caxias), atitude esta até então desconhecida por grande parte dos moradores de Xerém. O seminário visou explicar o que é um CTR, um Aterro Sanitário, além de alternativas para a destinação e a reutilização do lixo.
Na parte da tarde aconteceu um debate sobre a criação da área de Proteção Ambiental (APA) de Xerém, está mesa foi composta por José Miguel (Secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias), pela Profª Simone Fadel (UERJ-FEBF) e por Wallace Marcelino (membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente). Neste momento foi debatido o que é uma Unidade de Conservação (UC) e se falou da implantação da UC em Xerém (o nome que foi dado provisoriamente seria Parque do Calengue), mas a área ainda está sendo estudada e o secretário afirmou q assim que ela for delimitada a comunidade será chamada para compor a discussão do projeto de implantação.
Ao meu ver a importância deste seminário para Xerém e Duque de Caxias como um todo é o de estar levando a comunidade a entender e discutir sobre o que esta sendo feito em nosso município, este evento foi organizado por pessoas preocupadas com o futuro de nossa cidade e a intenção é que este evento tenha um grande alcance e participação da comunidade.
Por: Thiago Coutinho

3 comentários:

Thiago Coutinho disse...

Queria dar meus parabéns para este novo coletivo que está surgindo em Caxias e dizer que estamos juntos nesta nossa nova jornada.
PARABÉNS!!!

Henrique disse...

boa sorte, visitem meu blog! rs

http://sentidoabsurdo.blogspot.com/

VANESSA CORTES disse...

Obrigado,
pode deixar que visitaremos!!!!!
Mais contamos com sua participação para o Bora Caxias deslanchar.