Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tragédia em Realengo e o Bulling

Todos nós que vivemos em sociedade e estamos sujeitos a ser vitimas e autores de bulling, mesmo que inconscientemente. Como professor e uma pessoa que vive em sociedade, me pergunto quantos “Wellingtons” não nos deparamos em nosso dia-a-dia, em nossas salas de aula e não sabemos? Uma pessoa que já apresentava problemas psicológicos e que teve o quadro ampliado pelo bulling. Vivemos em uma sociedade doente, em que uma pessoa invade uma escola e mata 12 alunos (dando preferência às meninas, demonstrando um orquestramento do crime, que pode ter algo haver com os bullings sofridos na época de escola) e é a mesma sociedade que persegue algumas pessoas dando rótulos pejorativos. Não quero fazer apenas uma critica pela crítica, espero poder de alguma forma ajudar a modificar este quadro, sei que como a grande maioria das pessoas não faço muito, mas tento dentro das minhas aulas identificar e neutralizar os bullings, que as vezes até os professores sofrem. Minha questão é: COMO PODEMOS MUDAR ESSAS ATITUDES???

por: Thiago Coutinho

3 comentários:

Nyh! Marinho. disse...

Então Thiago, eu tbm há algum tempo ando me questionando a respeito do bulling na escola. Se quando eu cair na sala de aula, eu saberia qual o melhor método para amenizar ou até mesmo extinguir o bulling dentro das salas de aula. Com certeza não é uma tarefa nada fácil, já que não é uma prática q acontece dentro das escolas e nos ambientes sociais comuns há pouco tempo, só recebeu um nome diferente. Acho que começar a mudar nossas práticas e atitudes e deixar de reproduzir esse tipo de comportamento (todos nós já praticamos algum tipo de comportamento de zuação com alguém nessa vida bonita) já faz uma diferença...o resto é construído no dia a dia. Tentar cultivar pessoas sem preconceitos, é difícil, mas não custa nada tentar, começando por nós mesmos!
Abs!

Thiago Coutinho disse...

Concordo com vc Nyh, acho que devemos começar mudando nossas atitudes e posteriormente tentar ajudar outras pessoas, principalmente nós que somos educadores, mas não só os educadores... todos temos que contribuir.

ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS disse...

“ENCONTRO COM A ACADEMIA”

A Academia Machadense de Letras realizará durante suas reuniões, o “Encontro com a Academia”.
Este acontecimento tem como objetivo, a interação e divulgação das manifestações culturais, através de debates com membros da nossa cidade e região.

Contatos:
Carlos Roberto de Souza
machadocultural@gmail.com
(35) 8833-9255
Bog da Academia: http://academiamachadense.blogspot.com.br/



Você gostaria deter seu texto (poema, conto, prosa, ensaio, matérias de cultura em geral, biografias de bandas, artesanato, turismo, artes plásticas, saúde, vida, sociedade...etc) no blog FANZINE EPISÓDIO CULTURAL?
Envie seu texto com uma foto sua ou uma imagem relacionada ao texto para machadocultural@gmail.com

Acesse o blog:
HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com