Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

V FORUM URBANO MUNDIAL NO RJ



Rio de Janeiro vai sediar fórum da ONU sobre Habitação
Os problemas causados pelo crescimento urbano desordenado, pelas mudanças climáticas e as políticas públicas necessárias para tentar saná-los. Esses e outros assuntos estão na pauta de um dos maiores congressos sobre a gestão do crescimento das cidades, o Fórum Urbano Mundial 5, que em 2010 acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de março.
Com o tema central "O Direito à Vida: Unindo o urbano Dividido", as discussões do fórum serão divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva. As inscrições são gratuitas e ainda não têm uma data definida para terminarem.
O fórum, que acontecerá pela primeira vez na América Latina, terá como uma de suas principais características a participação popular nas propostas que serão discutidas durante o evento. Em 2001, a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu realizar a cada dois anos sessões de um Fórum urbano Mundial. Sob a responsabilidade da Agência Habitat das Nações Unidas, e com apoio brasileiro do Governo Federal e do Ministério das cidades, o evento reúne, regularmente, agentes governamentais, personalidades da sociedade civil e do setor privado para examinar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu imPACto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. Hoje em dia, é o congresso mais importante sobre a gestão do crescimento das cidades.
Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), com metade da humanidade vivendo em pequenas e grandes cidades, as projeções para o futuro são que, nos próximos 50 anos, dois terços da população mundial viverão em cidades

site do evento http://www.cidades.gov.br/ministerio-das-cidades/biblioteca/forum-urbano-mundial-5-direito-a-cidade-unindo-o-urbano-dividido/

Nenhum comentário: