Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pré-conferência de Cultura na Casa Brasil

No dia 25/07, das 9:00 as 14:30, aconteceu a pré-conferência de Cultura na Casa Brasil, em Imbariê. Esse encontro visava acumular as discussões para a III Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá em de novembro. Esta por sua vez, precede as conferencias estaduais e a nacional, prevista para março de 2010, fechando um amplo processo de discussões sobre políticas públicas para a Cultura em nosso país.
Estiveram presentes na pré-conferência cerca de 40 pessoas de diversos grupos populares do 3° distritos, além de outros participantes. Vários assuntos foram abordados e destacarei alguns pontos que considero importante debatermos.

1-Estamos atravessando um processo de mudanças na Lei de incentivo à cultura, a lei Rouanet. Essas mudanças visam equilibrar a distribuição dos recursos para que todos os produtores culturais, não só os grandes e famosos, recebam financiamento.
2-Em Duque de Caxias, já possuímos um Fundo Municipal de Cultura, porém uma serie de empecilhos burocráticos impede a utilização dos recursos. É necessário dar transparência ao fundo e criar mecanismos democráticos para a distribuição dos recursos entre os produtores culturais e artistas em geral.
3-Foi sugerida a construção de um fórum permanente de discussões sobre a cultura no 3° distrito. A primeira reunião está marcada para o dia 22/08/09, as 10:00, na Casa Brasil. Tod@s estão convidados.

O coletivo BoraCaxias tá na área e busca contribuir no debate e na socialização das informações. Essa cidade é nossa e vamos lutar para torná-la um lugar melhor para se viver. Também sabemos que para as coisas melhorarem é fundamental a participação da sociedade nas discussões e na disputa política.

Participem dos debates.
e...
BoraCaxias

Nenhum comentário: